terça-feira, 14 de junho de 2011

DE UMA SÓ SORTE - Tiago Gonçalves

Sinopse

Presa num mundo sem profundidade, a visão de Manuela não alcançava para além do seu campo. Isolada do seu pensamento e ambição, a sua vida poderia resumir a um eterno movimento circular, constantemente voltando ao ponto de partida, quando parecia estar prestes a escalar as paredes que restringiam a sua vida.

Sem ambição que gerasse qualquer opção, a vida era simples e resumida, não fossem os acontecimentos do seu mundo serem bem maiores do que o espaço ao qual se restringia. Espaço e mundo no qual ninguém queria entrar.

Esta obra abre, para si, as portas deste mundo.

Opinião

Este livro foi uma surpresa principalmente pelo tema que é abordado no mesmo e pelo meio onde é descrita a acção. Não se pode considerar um romance puro, aliás, parece-me tudo menos um romance, é sim a descrição da vida de uma mulher simples, do mundo rural, que em toda a sua vida não foi muito bafejada pela sorte.

O autor, apesar das constantes alterações no tempo ao longo da narração, conta-nos a história de Manuela e do seu triste fado de mulher do campo, o seu casamento, os seus filhos, etc. O autor extrapola algumas vezes deste pequeno mundo rural para com o resto da sociedade, e deixa a entender (aos mais sensíveis e perpicazes) algumas analogias de como seriam certas situações na vida de uma outra pessoa com outra vida que não a desta simples camponesa.

O livro é organizado em capítulos bastante pequenos de escrita rápida e simples. A leitura é feita de forma bastante intuitiva e a linguagem é de bastante fácil entendimento. Na minha opinião, peca apenas por não esclarecer algumas questões relacionadas com o destino de algumas personagens, mas penso que o objectivo deste livro é passar uma mensagem especifica e não propriamente de contar a história da vida de alguém.

Parabéns ao autor por ter escolhido esta realidade tão poucas vezes usadas pelos seus colegas e nela ter conseguido encaixar uma análise de alguns conceitos que passam em vão ao lado da sociedade em geral.

Sobre o Autor

Nascido a 3 de Junho de 1986, Tiago Gonçalves sempre teve como berço a cidade do Porto. Nasceu, cresceu no Porto, numa rua histórica, que o ajudaria na sua educação humilde e simples, mas sempre de horizontes abertos para outras realidades. O gosto pela literatura vêm desde a sua infância, crescendo progressivamente à medida que os anos avançavam.

Licenciando-se em Sociologia na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, o seu sentido critico e analítico é sinonimo de uma constante evolução ao longo de toda a sua vida, até ao ponto de chegada. A instrução académica seria o complemento para a sua própria aprendizagem, curiosidade e constante vontade de conhecer, aprender e pensar. Em Novembro de 2010, lançou o seu primeiro livro, um conto, intitulado "De Uma Só Sorte" pela editora Edita-me. O segundo livro, uma novela, tem lançamento previsto para o último terço de 2011.

Os seus Espaços

         

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu comentário...