segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Colecção Perguntas à Procura de Resposta – Rita Vilela


Afinal, que colecção é esta?

Trata-se de uma colecção infantil a publicar na PAULUS Editora que, de uma forma leve e divertida, procura promover a reflexão à volta de princípios, e de outros aspectos relevante para a criança e para a sua relação com os outros.

O texto é de Rita Vilela, a ilustração de Ana Sofia Caetano, que se estreiam agora na publicação de livros infantis.

Em cada livro, princesas, animais, personagens imaginadas falam-nos de realidades e problemas do universo dos mais pequenos.

No final de cada história, os educadores encontram uma ficha com questões destinadas a promover a comunicação em torno das mensagens a partilhar (ver exemplo, aqui).

Uma colecção que ajuda crianças e adultos a conhecerem-se melhor.

Opinião

Esta colecção foi uma oferta da Paulus Editora, a quem desde já agradeço o apoio editorial que deu ao Prazer da Leitura. A mesma é composta por quatro livros: “A Boca que Gritava Demais”, “A Coragem do Leão”, “O Comboio dos Fugitivos” e “O Tempo da Princesa”.

Dou a minha opinião sobre a Colecção Perguntas à Procura de Resposta de Rita Vilela, não apenas no papel de crítica literária mas também no papel de mãe.

Posso dizer que desde que apresentei esta colecção ao Gabriel, meu filho, não mais lhe consegui mais pegar até ele adormecer. As ilustrações maravilhosas, cheias de vida e cor, cativaram a sua atenção e posso dizer-vos que a minha também.

O texto é muito simples, mas o seu conteúdo tem claramente o objectivo de estimular o cérebro da criança. As questões que dele resultam, ou as que nos são apresentadas no final do livro, através da “Ficha do Educador”, permitem-nos interagir com as crianças através de um debate dinâmico, de modo a que estas possam reflectir e expressar os seus pontos de vista sobre a história.

A “Ficha do educador” surge como um auxiliar ao adulto que acompanha a leitura da criança, ou àquele que conta a história a um grupo de crianças, tornando-se determinante para se atingirem os resultados pretendidos. As perguntas elaboradas e as informações que nelas se encontram, possibilitam o desenvolvimento de um conjunto de actividades em torno da temática do livro, desde um debate, a um teatro de fantoches, sendo que o objectivo é, de uma forma lúdica, favorecer o desenvolvimento das crianças e a sua aprendizagem.
 


Artigos Relacionados:
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu comentário...